O governo australiano prorrogou por dois anos o programa destinado a financiar organizações representativas das pessoas com deficiência. O investimento anunciado é de 12 milhões de dólares australianos, com continuidade dos acordos existentes até 30 de junho de 2028.
O programa reúne doze organizações nacionais que representam diferentes segmentos da população. Entre elas estão entidades ligadas a pessoas autistas, pessoas com deficiência intelectual, mulheres, crianças e jovens, povos originários e comunidades culturalmente diversas.
Representação como parte da política pública
A atuação prevista não se limita a campanhas de conscientização. As organizações identificam questões emergentes, apresentam contribuições para políticas e programas, oferecem aconselhamento independente e participam da discussão de reformas que afetam diretamente as pessoas com deficiência.
Esse desenho reconhece que a experiência vivida produz conhecimento relevante para a administração pública. Também permite que diferenças internas ao universo da deficiência sejam consideradas, reduzindo o risco de uma única organização ou perspectiva pretender representar realidades muito diversas.
O financiamento público da participação organizada pode ampliar a capacidade técnica e a continuidade desse diálogo. Ao mesmo tempo, sua legitimidade depende de transparência, pluralidade, autonomia das entidades e mecanismos que permitam avaliar se diferentes grupos estão efetivamente sendo ouvidos.
Referência internacional, não modelo automático
A medida anunciada não cria um programa novo: ela prorroga contratos já existentes. Também não produz efeitos jurídicos no Brasil. A experiência australiana interessa como referência comparada para o debate sobre participação social, autodefensoria e presença das pessoas diretamente afetadas na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas.
WhatsAppParticipar da Consulta